Sem levar em consideração os aspectos religiosos e da fé, quando falamos no Natal a primeira imagem que vem à mente da maior parte das pessoas é a da árvore de Natal e dos presentes. E que tal usar todos os símbolos relacionados com o Natal como inspiração para sua empresa? É possível aumentar as vendas durante o Natal, independentemente do segmento de atuação. Neste contexto, o rótulo personalizado pode gerar um grande impacto positivo no consumo.
De acordo com o Jornal do Comércio, as vendas do Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, representando um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Por isso, no post de hoje vamos entender como aproveitar as oportunidades durante as datas comemorativas, assim como a importância do rótulo personalizado para o aumento das vendas durante o Natal.
Datas comemorativas: qual é a importância para as vendas?
Antes de explicar como o rótulo personalizado pode impactar, positivamente, nas vendas durante o Natal, é importante entender a importância das Datas Comemorativas para o varejo.
O Instituto Qualibest explica que, mesmo durante períodos de crise como aquela gerada pela pandemia, as datas comemorativas representam uma fatia importante do faturamento anual de muitas empresas.
Datas como o Dia das Mães, por exemplo, representaram uma alta de 5% de faturamento para os e-commerces brasileiros, arrecadando mais de R$ 2,2 bilhões em 2019, sendo que essa é apenas a segunda data mais importante do ano. Ela fica atrás apenas do período entre a Black Friday e o Natal que, juntos, faturaram mais de R$ 15 bi (R$ 3,09 bi e R$ 11,8 bi, respectivamente).
De acordo com o Sebrae, preparar-se para vender bem é um diferencial necessário para qualquer empresário. E as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para o comércio. Desta forma, com um bom planejamento e criatividade, as chances de ampliar o faturamento são grandes.
A importância dos rótulos personalizados
Os rótulos personalizados não são apenas itens que trazem informações sobre os produtos, mas também podem ser usados para atrair a atenção dos consumidores. Em conjunto com as embalagens, a rotulagem pode servir como uma excelente estratégia de marketing e, até mesmo, ser um diferencial na experiência do cliente, principalmente durante as datas comemorativas, tais como o Natal.
O rótulo personalizado influencia na experiência do cliente com a marca, nos mais diversos segmentos. Se a primeira impressão é a que fica, certamente personalizar etiquetas e rótulos do seu produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação à sua marca.
Por exemplo, quem não gosta de ganhar um presente bem embalado? Chama a atenção, além de aguçar a curiosidade para abrir logo o presente. O mesmo acontece com os rótulos personalizados: eles podem ser utilizados, de maneira estratégica, para despertar atenção do potencial cliente e se diferenciar em relação à concorrência. Ainda mais durante o Natal: como a decoração típica está presente nos mais diversos espaços, isso pode estimular o aumento do consumo.
Assim, a estratégia de investir em rótulos personalizados para agregar valor ao produto precisa estar integrada a um planejamento de marketing mais amplo, no qual fica claro quais são os principais diferenciais da marca. Um rótulo personalizado não melhora apenas a imagem do produto em si, mas a da marca como um todo.
Além disso, uma pesquisa trouxe diversos insights valiosos sobre o impacto de embalagens e rótulos:
42% dos consumidores já usaram um produto com maior frequência porque gostaram da embalagem;
65% dos consumidores resolveram experimentar um novo produto porque a embalagem chamou atenção;
74% afirmaram que um rótulo com informações corretas e precisas aumentam a confiança na empresa.
Além disso, a criação de rótulos personalizados para o Natal traz os seguintes benefícios para o negócio:
diferenciação em relação à concorrência;
valorização da marca;
estímulo para o aumento das vendas do produto;
criação de uma experiência positiva com o consumidor;
agregação de valor ao produto.
Como criar uma identidade visual para aumentar as vendas durante o Natal?
Como vimos anteriormente, criar toda uma identidade visual direcionada para o Natal irá impactar, de maneira positiva, no número de vendas. Além disso, como é uma data comemorativa recorrente todo o ano, todo o material gráfico personalizado que não for usado servirá, perfeitamente, para o ano seguinte.
É possível usar diversos símbolos relacionados com o Natal, tais como: árvore de Natal, presentes, Papai Noel, renas, neve, estrela, anjo, vela, sinos e muito mais.
Criar novos rótulos personalizados, embalagens, tags, adesivos, cartões, banners e outros materiais visuais específicos para o Natal pode despertar o desejo de consumo, além de proporcionar uma experiência diferenciada para quem irá ganhar o presente.
Alguns tipos de produtos que podem utilizar, com sucesso, o rótulo personalizado dentro de uma estratégia que visa aumentar o volume de vendas durante o Natal:
Antepastos;
Mel;
Pão artesanal;
Bolos de pote;
Cosméticos;
Óleos;
E muito mais!
Que tal aproveitar o período de Natal, assim como as demais datas comemorativas, para vender mais? Se você quer um rótulo personalizado com qualidade e que agregará valor à sua marca, fale com a PrintCola.
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