Como fidelizar seu cliente?

Como fidelizar seu cliente?

Estratégias para atrair clientes é importante. No entanto, fidelizar estes clientes é essencial. Para isso, é necessário valorizar os clientes e compreender suas necessidades.

Segundo Philip Kotler, valorizar os clientes é a mais eficiente das estratégias de fidelização e satisfação. Clientes satisfeitos tendem a voltar outras vezes além de serem uma porta de entrada para a conquista de novos.

Nesse post entenderemos como fidelizar o cliente e qual a sua importância, como também entenderemos o impacto da personalização do produto na relação entre empresa e clientes.

Qual a importância de fidelizar o cliente?

Para fidelizar o cliente é necessário pensar, antes de tudo, em sua satisfação. Um cliente satisfeito é aquele que teve suas necessidades atendidas com um produto de qualidade e que tem um diferencial que o fez voltar a realizar a compra novamente.

Um estudo divulgado pela Ebit Pesquisa aponta que 92% dos clientes procuram a marca para realizar outras compras quando essa proporcionou boas experiências anteriormente. Dessa forma, pensar na satisfação do cliente é indispensável.

Na maioria das vezes, boa parte do faturamento de uma empresa vem de clientes fidelizados. Além disso, são estes clientes que indicam o produto a outras pessoas, sem a necessidade que você pague por isso.

O famoso “boca a boca” é uma das melhores estratégias de marketing para atrair novos clientes dispostos a comprarem os seus produtos. Por isso, fidelizar os seus clientes é tão importante.

Qual o impacto da personalização de produtos para a fidelização dos clientes?

A personalização de produtos é um recurso que aproxima empresas e clientes, desenvolvendo a autonomia dos clientes que gostam de participar e acompanhar cada etapa da produção.

 Este recurso é muito interessante para aqueles clientes que fazem questão de garantir que o produto final esteja de acordo com suas preferências.

Para estes clientes, o que importa é a experiência de personalização do produto. Por isso, o preço depende dos benefícios desta personalização.

Desta forma, proporcionar essa experiência estreita os laços entre empresa e cliente e afeta positivamente na forma como ele se sente em relação ao produto, já que estará presente em todos os processos.

Cliente B2B e B2C: O que é e como fidelizá-lo?

Várias empresas atuam tanto no mercado B2B como no B2C. Neste caso, é necessário aplicar estratégias mistas de marketing que visem fidelizar esses clientes.

Quando falamos de B2B estamos falando da relação estabelecida entre fornecedores e empresa, sendo considerados também revendedores e distribuidores. Já a B2C envolve transações realizadas diretamente entre uma empresa e o consumidor final. Ou seja, a principal diferença entre B2B e B2C está em quem adquire o produto.

Quando pensamos na fidelização dos clientes, é necessário pensar nas características de ambos os mercados. Dessa forma, são fatores importantes na fidelização de clientes B2B e B2C, respectivamente:

B2B: como fidelizá-los?

Estabelecer parcerias benéficas para ambos os lados é fundamental para este mercado. Uma empresa eficiente faz toda a diferença para atender as necessidades empresariais, por isso, este tipo de atendimento exige soluções personalizadas.

O grande desafio é trabalhar com as grandes quantidades necessárias para este público, aliando com a necessidade de personalização. Exemplo: venda de cosméticos. Quando a venda é para outras empresas de varejo, eles querem parceiros que tenha produtos de qualidade e que chamem atenção do público.

Neste sentido, um rótulo personalizado será, certamente, um fator de diferenciação.

B2C

 No comércio B2C, o volume de vendas é bem mais diverso e, no geral, envolve menores quantidades. Sendo assim, é necessário conquistar um bom número de clientes e procurar manter um excelente custo X benefício.

Por isso, é necessário traçar estratégias que visem conquistar o cliente, seja pelo preço acessível, embalagem diferenciada, a entrega mais rápida ou as condições de pagamento.

Assim, é preciso focar em uma comunicação personalizada, preparada para lidar com a diversidade do público e atendê-lo segundo suas necessidades e exigências. Fidelizar esses clientes torna-se essencial para o crescimento desse comércio, pois é a partir dessa experiência positiva que outros clientes chegarão a comprar o produto.

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