Nos últimos posts, temos abordado a importância do rótulo personalizado para o aumento das vendas e dos lucros da empresa. E sempre que falamos sobre o poder dos rótulos adesivos personalizados, sempre associamos com a identidade visual e a embalagem, ou seja, no âmbito do branding. E para entender um pouco mais sobre o que é branding e como isso pode afetar a sua marca e os resultados do seu negócio, criamos aqui o conteúdo deste post: Rótulos Adesivos Personalizados: a importância do branding para a diferenciação da sua marca.
Mas, afinal, o que é branding?
Antes de entendermos o impacto dos rótulos adesivos personalizados para a sua marca, é importante entender um conceito muito mais abrangente e estratégico: o branding.
Branding pode ser entendido como a gestão das estratégias de marca de uma empresa com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral. Desta forma, o branding envolve ações relacionadas com:
ü Propósito;
ü Valores;
ü Identidade;
ü Posicionamento.
Assim, o Branding foca que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Todos esses processos que englobam uma gestão de marca fazem parte do branding. Pode parecer um pouco abstrato, no início, mas são estas estratégias que vão se materializar em ações práticas, como a definição da embalagem e a criação de rótulos adesivos personalizados.
E como o branding afeta o lucro da minha empresa?
Agora você deve estar se perguntando: e como o branding afeta o lucro da minha empresa? Acredite: o branding afeta diretamente nos lucros e no crescimento do negócio. Como o Branding trabalha com propósito, valores, identidade e posicionamento, tais pontos despertam diversas reações e sentimentos no consumidor, afetando diretamente a sua experiência de consumo. Quando o consumidor vivencia uma experiência de consumo positiva, a tendência é que ele se torne mais fidelizado em relação à respectiva marca. E um consumidor fiel proporciona:
• Aumento do ticket médio;
• Menor sensibilidade a oscilações do preço;
• Traz novos clientes para a sua empresa (o famoso “boca a boca”).
Um estudo da Forrester Research analisou a relação entre a qualidade da experiência do consumidor com o aumento do faturamento em 13 (treze) diferentes segmentos da indústria. E qual foi a conclusão? A pesquisa mostrou que uma experiência de consumo positiva pode provocar a retenção e a fidelização de mais clientes e, com isso, mais lucro para a empresa.
Marca: o que eu preciso entender antes de planejar os rótulos adesivos personalizados do meu produto
Vimos que branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa. Mas e o que é marca? É muito comum a confusão entre a marca e o logotipo. A marca pode ser entendida como um conjunto de sentimentos e experiências que o público tem com determinado produto ou serviço. Ou seja, a percepção da marca pode ser entendida como algo particular e relacionado com a experiência de cada consumidor.
Assim, uma marca com uma identidade forte e coerente vai potencializar a interação com o público e, a partir daí, o aumento das vendas torna-se uma consequência natural.
E como os rótulos adesivos personalizados contribuem para um melhor posicionamento da minha marca?
O posicionamento de marca precisa se materializar em rótulos adesivos personalizados que transmitam uma mensagem para os consumidores e contribuam para uma experiência de consumo positiva. E planejar rótulos adesivos personalizados não significa apenas pensar nas cores. Está lembrando do conceito de branding? Então, os rótulos adesivos personalizados precisam fazer parte da experiência de compra. Assim, também é necessário pensar no material que será utilizado, assim como a qualidade da impressão do rótulo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca.
Assim, os rótulos adesivos personalizados precisam cumprir três funções:
ü Informar ao consumidor;
ü Seguir a legislação para o segmento;
ü Gerar posicionamento para a marca.
E, na prática, muitas empresas (principalmente os pequenos negócios), por não terem estratégias bem definidas de branding, os seus rótulos adesivos acabam cumprindo apenas as duas primeiras funções. E qual o problema disso? Perder uma grande oportunidade de utilizar os rótulos adesivos de maneira estratégica e, com isso, gerar aumento das vendas, aumento da receita e, obviamente, um crescimento dos lucros.
E que tipos de produtos podem se beneficiar de um rótulo adesivo personalizado dentro de uma estratégia de branding e de posicionamento? Vários. Quer alguns exemplos?
ü Antepastos;
ü Bolos de pote;
ü Cachaça;
ü Cosméticos;
ü Kombucha;
ü Licor;
ü Mel;
ü Óleos;
ü Pão artesanal;
ü Queijos;
ü E muito mais!
Ou seja, desde o setor de alimentos, como de cosméticos, assim como o setor de bebidas podem utilizar os rótulos adesivos para aumentar os seus lucros.
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