Tendências para o mercado de rótulos em 2021

Tendências para o mercado de rótulos em 2021

O ano de 2020 trouxe mudanças profundas para toda a sociedade, influenciando o comportamento dos consumidores. Com isso, as empresas estão precisando se adaptar para atender às novas exigências dos seus clientes.

E, acredite: isso vai influenciar o mercado de rótulos. Por isso, as empresas precisam entender quais são as principais mudanças do consumidor para criarem novos rótulos personalizados que atraiam um número maior de vendas, assim como se destaque em relação à concorrência. 

Por isso, no post de hoje vamos conhecer as principais mudanças no comportamento do consumidor e as tendências para o mercado de rótulos em 2021.

Vamos lá?!

Principais tendências do consumidor em 2021

Antes de falarmos sobre as tendências para o mercado de rótulos em 2021, é importante entender as principais tendências do consumidor.

Obviamente que toda a experiência da pandemia influenciou (e influencia) os hábitos e expectativas do cliente. De acordo com a Euromonitor International, é possível destacar 10 principais tendências globais de consumo” para os próximos anos.

Dentre essas tendências, podemos destacar as mais relevantes:

   • A pandemia aumentou a expectativa dos consumidores de que as empresas têm também responsabilidades em proteger a saúde e os interesses da sociedade e do planeta;

   • Os consumidores têm o desejo por conveniência, pois sentem falta das comodidades que passavam despercebidas antes da pandemia;

   • O modelo híbrido entre a realidade digital e física;

   • O medo do contágio aumenta a demanda por produtos de higiene e estimulam os consumidores a buscarem soluções que não requerem contato físico a fim de evitar a exposição;

   • A busca por uma vida mais plena e equilibrada;

   • Os consumidores estão cautelosos e moderados no seu consumo. Os gastos com supérfluos estão diminuindo devido às incertezas no cenário econômico. Por isso, a tendência é uma priorização produtos e serviços de valor agregado.

Mercado de rótulos: tendências em 2021

Um estudo Nielsen revelou que o rótulo se transformou em uma ferramenta relevante de conversão de vendas e construção de marca. A relevância não está relacionada apenas pelas informações e benefícios de produto, mas pela valorização de um storytelling coerente de produto e marca.

Em média, 68% dos clientes leem os rótulos dos produtos no momento da compra (principalmente se ainda não conhecem a marca), em busca de informações sobre funcionalidades e benefícios durante o uso.

Desta forma, em um contexto de consumidores informados e conscientes, o rótulo se transforma em uma ferramenta relevante de conversão de vendas a partir de benefícios claros que passem a certeza de resultados eficazes.

Em outro estudo, a Nielsen divulgou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto ambiental e 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos.

Ou seja, os rótulos têm adquirido um papel ainda mais relevante, não apenas para o cumprimento de exigências legais, mas uma forma efetiva de conquistar o consumidor e de diferenciação em relação à concorrência.

Desta forma, as empresas precisam adotar estratégias para se adequar à essa realidade de consumo.

E quais são essas principais tendências para o mercado de rótulos em 2021? Vamos destacar as 4 (quatro) mais relevantes.

Sustentabilidade

Aqui, a ideia é desenvolver uma nova relação mais sustentável com o meio ambiente e a respectiva marca. Para isso, as empresas podem investir em embalagens mais sustentáveis e rótulos voltados para uma causa de sustentabilidade.

Para isso, pensar em rótulos com materiais mais sustentáveis pode ser uma excelente estratégia.

Uma pesquisa mostrou que cerca de 65% dos consumidores buscam adotar ações que tenham impactos positivos no meio ambiente. Esse é um dos principais motivos que levaram 32% dos entrevistados a comprar produtos que demonstrem compromisso com a sustentabilidade.

Por isso, seu rótulo em 2021 precisa focar em formatos sustentáveis, inclusive nas mensagens.

Relação transparente com o consumidor

Transparência nas informações dos rótulos é outro ponto principal que os consumidores irão levar em consideração no momento da compra.

Inclusive, a própria Anvisa aprovou regras mais rígidas sobre a rotulagem de alimentos. Dentre elas está a adoção da rotulagem nutricional frontal e mudanças na tabela. Para saber mais, clique aqui no site da Anvisa.

Design orgânico, remetendo à natureza

O design inspirado na natureza é uma tendência para rótulos em 2021. É o design orgânico, mais suave e natural.

Aqui, a ideia é:

   • imitar a natureza;

   • luzes naturais;

   • cores e tons terrosos mais suaves;

   • gradientes nos esquemas de cores;

   • linhas fluidas.

Essa tendência remete também ao minimalismo, com paletas de cores suaves, ilustrações, texturas lembrando a madeira, a pedra, dentre outros.  

Estilo retrô

Uma tendência que já está visível há algum tempo é o estilo retrô.

Resumindo: o consumidor está mais nostálgico. Isso influencia na tipografia e nas paletas de cores remetendo a épocas específicas, como o estilo vintage e os grandes clássicos.

Como criar meu rótulo dentro das tendências em 2021?

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