Quando você está criando novos rótulos, adesivos, embalagens e outros elementos gráficos para o seu produto, normalmente ouve/lê alguns termos gráficos técnicos, tais como sangria, linha de corte, gabarito, não é mesmo?!
Para te ajudar a conhecer a importância de cada um destes itens, no post de hoje vamos entender o que é um gabarito de impressão e ver quais são os principais elementos deste modelo.
Além disso, vamos trazer outras dicas importantes que você precisa levar em consideração antes de enviar seu material para a impressão na gráfica. Vamos lá?!
O que é um gabarito de impressão?
Provavelmente na hora de enviar seu rótulo adesivo personalizado para a gráfica, deparou-se com o termo gabarito. Mas você sabe o que é gabarito de impressão?
Gabarito de impressão (ou modelo para impressão) é um arquivo com medidas padrões para se imprimir algo. É uma espécie de modelo que delimita os formatos, marcações e pontos para que os erros sejam minimizados durante a impressão.
Ou seja, este tipo de arquivo apresenta “linhas guias” e as margens, delimitando o espaço para que a arte seja aplicada.
Usando o gabarito de impressão, nenhuma informação sairá cortada, as peças finais impressas não terão filetes brancos, dentre outros problemas que serão evitados.
Em quais programas posso fazer o gabarito de impressão?
Nos próprios programas utilizados para criar a arte, é possível desenvolver o gabarito. Alguns exemplos de softwares:
• Photoshop: PSD;
• Adobe Illustrator: AI;
• Corel Draw: CDR.
Como criar um modelo para impressão?
Como vimos, toda criação gráfica que irá ser impressa deve ter seu modelo para a impressão. E quais são os elementos necessários que este modelo, ou seja, esse gabarito de impressão precisa ter?
Todo gabarito de impressão é formado por 3 (três) elementos: a margem de segurança, a linha de corte e a sangria (bleed). Vamos explicar cada um deles.
Margem de segurança
É a linha interna do modelo e tem a função de indicar a área de personalização gráfica, sendo que toda informação relevante do material deve estar dentro desta margem. Ou seja, os seguintes elementos precisam estar dentro da margem de segurança:
• Textos;
• Endereços e contatos;
• Fotografias;
• Logos.
Aqui na PrintCola, por exemplo, nossos clientes precisam usar a margem de segurança de 1,5mm.
Linha de corte
A linha de corte fica mais externa que a margem de segurança. A linha de corte representa a medida final que o material gráfico terá após o corte. Ou seja, tudo que ultrapassar essa linha será eliminado após o corte.
Sangria (bleed)
Por sua vez, a sangria será responsável por determinar o tamanho ideal da imagem/cor de fundo, a fim de evitar margens brancas no momento da impressão. Ela aparece depois da linha de corte, ou seja, ela será cortada para a criação da peça final.
Mas aí vem a pergunta… se ela será eliminada (cortada), por que é necessário sinalizar a sangria? É a margem da sangria que dá a garantia de que a impressão não terá bordas brancas. Esta área funciona como uma espécie de “área de escape” para a criação das peças gráficas, pois todo o fundo da arte deve ser estendido até essa linha, para que o material não fique com bordas brancas ou sem impressão após a realização do corte.
Aqui na PrintCola a linha de sangria é de 3,0mm.
Quais outros cuidados eu preciso ter na hora de enviar meu material para a impressão na gráfica?
Para além do gabarito de impressão, veja outros cuidados que são necessários antes de enviar seu arquivo para a gráfica.
Converter a escala de cores para o padrão CMYK
A sigla CMYK reúne os nomes das cores primárias em inglês: cyan (ciano), magenta (magenta) e yellow (amarelo). A letra “k” é a última da palavra “black”, ou seja, a cor preta.
É uma escala de cores usada para impressão. Ela informa em percentagens a quantidade necessária de cada tinta. E esse sistema é o mais comum no mercado de impressão gráfica.
É importante destacar que o sistema Pantone não é compatível com a impressão digital. Nesta situação, o material precisa ser convertido e impresso no modo de cores CMYK.
Salvar o arquivo em PDF/X-1a
Após a finalização, para enviar para a gráfica, ao invés de enviar o arquivo em formato aberto (original), é importante exportá-lo e salvá-lo em PDF/X-1a. Neste post, explicamos mais detalhes acerca da importância do PDF para o mercado gráfico.
Agora já sabe: quando você for imprimir seu rótulos personalizados ou etiquetas adesivas para seus produtos na gráfica, é importante que ele esteja em PDF/X-1a.
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