Seu e-commerce (loja virtual) fez inúmeras vendas e agora é hora de enviar esses produtos aos seus clientes da forma mais rápida, fácil e segura possível.
Parte do sucesso deste processo envolve a compra e a impressão de etiquetas de envio de maneira correta.
Por isso, a PrintCola criou um FAQ (Frequently Asked Questions, ou seja, Perguntas mais frequentes) para te ajudar a entender todo esse processo.
Qual é a importância da etiqueta de envio?
Ela é fundamental para que o produto chegue corretamente ao seu destino. A escolha de uma etiqueta correta faz com que ela não se estrague durante todo o manuseio de envio, evitando atrasos e custos extras.
A etiqueta de envio é composta por quais partes?
Uma etiqueta de envio é composta de:
Liner: é a parte na qual a etiqueta fica colada e é conhecido também como “protetor”. No momento do uso da etiqueta, essa parte é descartada.
Adesivo: o adesivo é a “cola” que mantém a etiqueta presa ao pacote.
Frontal: onde toda a informação é impressa e será usada para identificação do pacote. Essa parte fica exposta e pode sofrer abrasões e danificações durante todo o processo de transporte. Esse frontal pode ser papel ou filme.
Qual é a diferença de um frontal de papel ou de filme?
O papel é material mais barato, mas também é mais frágil. Ele é mais indicado para aplicações em que não estarão expostas às intempéries e serão aplicadas sobre papel ou papelão.
Já o filme é mais resistente, mas também tem um valor um pouco mais elevado. Para economizar, muitas empresas optam pela etiqueta de envio em papel.
Etiqueta de envio de papel: quais são as subcategorias?
Dentro da categoria papel, há algumas subcategorias que podem ser escolhidas:
Papel Térmico: O papel térmico vem com tinta termossensível “dentro” dele. Não precisa de ribbon para fazer a impressão e, normalmente, é utilizado em impressoras de balanças e comprovantes de cartões de crédito e débito. Na maioria das etiquetas de papel térmico, são aplicadas três camadas químicas que servem de proteção para as informações, que garantem que a impressão seja resistente à água, óleo, solventes e plastificantes.
Papel Transtérmico: As Etiquetas de Papel transtérmico são as mais indicadas para impressões com ribbon. Uma fita de tinta é aplicada sobre a etiqueta utilizando a cabeça de impressão aquecida. A maior vantagem deste tipo de papel é a superfície extra lisa que garante pouco atrito entre a cabeça de impressão e a etiqueta, garantindo mais durabilidade à cabeça de impressão. A impressão em papéis transtérmicos tem um excelente acabamento e permanência de impressão.
Papel Couchê: O Papel Couchê tem uma superfície lisa. Por oferecer essa camada lisa, que muita gente acredita ser revestida com plástico, mas o que faz com que o papel seja dessa forma é uma camada formada por minerais. A superfície lisa do papel garante que ele seja ideal para impressão com ribbons. São mais indicados para impressões com ribbon cera e podem ser usados em aplicações em que as etiquetas não precisam ser resistentes a altas e baixas temperaturas, ficar exposta à excessiva umidade ou muito atrito.
E quais são os tipos de ribbons disponíveis?
O Ribbon tem 3 tipos: cera, misto e resina.
Cera: é mais barato, mas menos resistente.
Resina: não borra, mas não funciona com papel (só com filme).
Misto: tanto pode ser usado no filme como no papel. É uma espécie de material “meio termo”.
Qual o melhor material para a minha etiqueta de envio?
Não existe o melhor material, mas sim o mais adequado para a sua necessidade. Na PrintCola, o adesivo de envio mais vendido é o de papel transtérmico com ribbon cera, pois apresenta o melhor custo X benefício para as necessidades dos nossos clientes.