Nos últimos anos, as marcas têm usado as inovações tecnológicas de diversas formas: seja para trazer mais eficiência produtiva, assim como para criar uma maior conexão com o seu público.
O uso do QR Code ampliou-se muitos nos últimos anos e diversas empresas perceberam como aproveitar todo o seu potencial dentro de uma estratégia de Marketing. Assim, é possível perceber que muitas grandes marcas estão usando o QR Code nas suas embalagens e rótulos para diversas ações, desde levar mais informações sobre o produto para o consumidor, assim como para promoções, dentre outras.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos o que é um QR Code e ver quais são os principais cuidados necessários para que ele fique legível no seu rótulo.
O que é um QR Code?
De acordo com o Portal Olhar Digital, QR Code significa Quick Response Code, ou seja, um código de resposta rápida. Embora ele tenha se tornado mais popular nos últimos anos, ele já existe há 25 anos: foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão. Podemos dizer que o QR Code é uma evolução do código de barras (que existe desde 1970 e revolucionou a identificação de produtos).
Assim, de forma simplificada, o QR Code é uma espécie de código de barras de duas dimensões capaz de armazenar muito mais informações do que as etiquetas de produtos tradicionais (fonte: Nubank).
Além disso, uma outra vantagem do QR Code é que ele pode ser lido pelas câmeras de smartphones. O Nubank explica que, na prática, o QR Code funciona como uma espécie de hiperlink: ao apontar a câmera de celular para a imagem, é possível ativar uma função específica do telefone, como abrir certa página no navegador, abrir determinada aba dentro de um app, um formulário em um site ou, até mesmo, ligar para um número específico.
O uso do QR na embalagem ou no rótulo como estratégia de Marketing
Cada vez mais os QR Codes estão sendo utilizados dentro de uma estratégia de Marketing, inclusive em produtos de consumo. Com o avanço das tecnologias, as marcas estão percebendo o seu potencial não apenas para agilizar os processos, mas também como forma de relacionamento com o consumidor.
Uma pesquisa mostrou que 98% dos consumidores brasileiros têm interesse em ler QR Code nas embalagens. Já em relação aos formatos preferidos, a pesquisa mostrou que:
56% preferem interações via vídeos;
44% preferem interações via áudio;
37% preferem interações via games.
De qualquer forma, independente do formato, o uso de QR Code nas embalagens ajuda a fortalecer a imagem da marca.
Como garantir a qualidade do QR Code no rótulo?
Porém, para além de criar uma estratégia para o uso do QR Code, definir bem os seus objetivos e acompanhamento de métricas, é necessário garantir o básico: que o QR Code que está na embalagem ou no rótulo tenha qualidade para que a leitura não seja comprometida.
De acordo com o QR Code Generator, as principais dicas na hora da impressão do seu rótulo personalizado com QR Code são:
Adicionar cor
É possível personalizar a cor do seu QR Code para que ele fique mais integrado com a identidade visual da embalagem ou do rótulo. Porém, para garantir a leitura, é imprescindível que tenha contraste entre as cores.
Tamanho do QR Code
Em geral, o QC Code deve ter pelo menos 2 x 2 cm (cerca de 0,8 x 0,8 pol) de tamanho. É sempre melhor garantir e imprimi-lo em tamanho maior na embalagem ou no rótulo. Além disso, evite imprimir em bordas que cortam o QR Code ou em superfícies irregulares que distorcem a imagem, para garantir a qualidade na hora da leitura.
Faça uma chamada para ação
Não adianta colocar o QR Code no seu rótulo ou embalagem de maneira descontextualizada. É necessário fazer uma chamada para ação como, por exemplo:
Baixe o aplicativo;
Participe da promoção;
Conheça nosso site;
Acompanhe-nos nas redes sociais;
Saiba mais;
Dentre outros.
Resolução da impressão
Qualquer que seja o tipo de embalagem ou rótulo no qual você escolha imprimir seu QR Code, é importante usar a melhor resolução disponível. Por isso, é necessário contar com uma gráfica profissional.
Que tal começar a usar esta estratégia e criar um QR Code para o seu rótulo adesivo personalizado com alta qualidade e que agregará valor à sua marca?
Entre em contato hoje mesmo com a PrintCola: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico com impressão digital. Além disso, temos o melhor custo x com atendimento online para todo o Brasil.
Para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?
Garantindo a leitura do seu código de barras na impressão;
Quais são as novas regras para as embalagens nutricionais?;
Como divulgar sua empresa para vender mais;
Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;
A importância de personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor aos produtos;
Guia Completo dos termos gráficos para impressão;
Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;
Descubra a importância do branco na impressão digital;
Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto.