O brasileiro nunca comprou tanto pela internet como no ano de 2021. E esse fenômeno veio para ficar: muitas empresas físicas perceberam essa potencialidade e estão investindo, também, na modalidade virtual.
Assim, microempresas, pequenos e grandes empreendimentos estão investindo na digitalização do seu negócio e na criação de lojas virtuais, para atender um consumidor cada vez mais exigente, não apenas com a qualidade do produto final, mas também com toda experiência de entrega do e-commerce.
Se você tem um e-commerce ou quer começar a investir em uma loja virtual, saiba mais sobre o panorama do e-commerce brasileiro e entenda a importância da etiqueta de envio (etiqueta de frete) para toda a experiência do cliente final.
Vamos lá?!
O crescimento do e-commerce no Brasil
Assim como no restante do mundo, o Brasil viu seu comércio eletrônico chegar a outro patamar durante a pandemia, sendo que em 2021 esse crescimento foi ainda maior.
Por exemplo, após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos em 2021, totalizando quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, no último ano, 789 novas lojas online foram criadas por dia no Brasil. O ritmo de crescimento do e-commerce no país desde 2015 chega a uma taxa anual de 23,69% (fonte: Paypal).
Em termos de faturamento, o e-commerce brasileiro registrou um recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.
Em relação ao número de pedidos, este aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas. O ticket médio também registrou aumento, de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455 por compra.
Em relação aos segmentos que tiveram um crescimento mais expressivo em relação ao aumento da quantidade de pedidos pelo e-commerce foram (fonte: Webshoppers 43):
Lojas de departamento: 43%;
Esportivo: 34%;
Autosserviço: 29%;
Perfumaria: 23%;
Roupas e calçados: 22%.
Ou seja, as compras online fazem parte da rotina de grande parte dos brasileiros e a tendência é, cada vez mais, aumentar.
Etiqueta de envio para o seu e-commerce: o que é preciso saber?
E para não decepcionar os clientes que cada vez mais optam pelo canal virtual de compra, é necessário que a empresa se preocupe não apenas com a qualidade do sue produto, mas também com questões relacionadas com a embalagem e a etiqueta de envio (etiqueta de frete).
O que é etiqueta de envio para o e-commerce?
A etiqueta de envio ou etiqueta de frete é utilizada pelas transportadoras para identificar os volumes transportados. Nela consta o nome e endereço do destinatário, assim como as informações do remetente. Essas informações são indispensáveis para que a mercadoria chegue ao endereço final com segurança.
A etiqueta de frete não dispensa a nota fiscal. Assim, é necessário saber que as transportadoras não aceitam volumes que não estão acompanhados com a nota fiscal. No geral, a nota fiscal é dobrada, inserida em um pequeno saco plástico e colados na embalagem ao lado da etiqueta de envio.
Existem diversos benefícios em relação ao uso dessas etiquetas. Além de padronizar o tamanho para o registro de todas as informações necessárias, elas podem ser encomendadas em uma gráfica, para manter a qualidade e não impactar, negativamente, na experiência do cliente até o momento da chegada do produto.
Quer conhecer outras vantagens?
Inserção do logo da empresa: você poderá inserir o logo da sua empresa e criar um aspecto mais profissional em todas as entregas. Por outro lado, existe uma economia de tempo enorme utilizando essa alternativa, pois não é necessário cortar o papel manualmente e colar na caixa.
Automatização do processo de postagem: A identificação dos produtos não é feita manualmente, já que esse processo pode ser automatizado e economiza tempo para desempenhar outras atividades muito mais estratégicas.
Redução de gastos com logística: Os custos com logística também reduzem com a automação e com os procedimentos para expedição dos pedidos pela eliminação ou diminuição de falhas humanas.
Agora imagine uma loja de e-commerce que se preocupa com toda esta experiência, inclusive na entrega do produto, através de uma impressão de uma etiqueta de envio com a marca da empresa? Certamente surpreenderá positivamente o cliente, não é mesmo?!
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