Adesivos para suco: Como criar um rótulo personalizado para vender mais?

Adesivos para suco: Como criar um rótulo personalizado para vender mais?

No Brasil, o suco é um produto vendido durante o ano todo. À medida que se aproximam os meses mais quentes, a tendência é o aumento do consumo e consequentemente das vendas. Em um mercado no qual a concorrência é crescente e cada vez mais acirrada, o que pode ser feito para conquistar o consumidor? Uma das formas é a criação de um rótulo personalizado criativo, ou seja, os adesivos para suco. O rótulo além de agregar valor ao produto, trás informações primordiais aos consumidores.

Para entender como diferenciar o produto, no post de hoje será contextualizado o mercado de sucos, os principais tipos desta bebida. Também, traremos algumas dicas para criação do adesivo ou rótulo personalizado.

Que tipo de produto é caracterizado como suco: veja os diferentes tipos para não errar na hora de fazer o adesivo (rótulo personalizado)

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de bebidas não alcóolicas (ABIR), aquilo que se entende, simplesmente, por suco pode ter diversas denominações.

Sucos ou sumos

O suco, ou sumo, é a bebida não fermentada feita exclusivamente por fruta madura e sadia, com grande quantidade de nutrientes.

Esta não possui corantes, aromatizantes nem grandes quantidades de açúcares, que podem ser adicionados, mas não podem atingir mais que 10% em peso.

Aqui, é importante pontuar que é proibida a adição de aromas e corantes artificiais. Sozinho, um copo de suco pode equivaler a uma porção de fruta e contém todas as suas vitaminas e minerais, sem qualquer adição de conservantes.

Néctares

O néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da polpa da fruta ou de seu extrato, adicionado de açúcares ou edulcorantes, pronta para beber.

Sucos Tropicais

Suco tropical é a bebida não fermentada obtida pela dissolução, em água potável ou em suco clarificado de fruta tropical, da polpa de fruta de origem tropical, por meio de processo tecnológico adequado.

Dentre as frutas para sucos desta categoria estão:

   • Abacaxi;

   • Acerola;

   • Caju;

   • Goiaba;

   • Manga;

   • Maracujá;

   • Pitanga.

O suco tropical, quando adicionado de açúcar, deverá ser denominado suco tropical, acrescido do nome da fruta e da designação adoçado, podendo ser declarado no rótulo a expressão suco pronto para beber, pronto para o consumo ou expressões semelhantes.

O suco tropical também pode ser adicionado de adoçantes.

Refrescos

O refresco é a bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem.

Essas bebidas podem ser preparadas com ou sem adição de açúcares, podendo também ser gaseificadas com dióxido de carbono.

Adesivos para suco: como fazer um rótulo personalizado de acordo com a legislação

De acordo com o Decreto 10.026/2019, o rótulo do suco de fruta conterá, em cada unidade, as seguintes informações, em caracteres visíveis e legíveis:

   • Denominação da polpa ou do suco de fruta, de acordo com a regulamentação do MAPA;

   • Rótulo pode ser acrescido de uma das seguintes palavras: artesanal; caseiro; colonial.

   • Nome do agricultor familiar e o endereço do estabelecimento familiar rural onde foi produzido;

   • Número da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ou documento correlato;

   • Número do registro do produto no MAPA;

   • Ingredientes, em ordem decrescente de volume

   • Número do lote e o prazo de validade;

   • Conteúdo líquido, expresso em massa (gramas ou quilogramas) ou em volume (mililitros ou litros);

   • Outras informações previstas em legislação específica da Anvisa, tais como informação nutricional, presença de glúten, dentre outras;

Expressão “Indústria Brasileira”, por extenso ou abreviada.

Além disso, o rótulo personalizado do suco de fruta não poderá conter informação que gere dúvida, que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha induzir a equívoco em relação à identidade, à composição, à classificação, à padronização, à natureza, à origem, ao tipo, à qualidade ou ao rendimento, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.

Suco de frutas artesanal: o que diz a legislação

A produção suco de frutas artesanais em estabelecimento familiar rural passou a ter regulamento específico (Lei nº 13.648/2018).

Esses produtos deverão atender aos mesmos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Mapa para sucos de frutas não artesanais.

Dentre os pontos principais, a possibilidade do agricultor familiar ou empreendedor familiar rural fazer esta distinção do produto no rótulo (o rótulo está vinculado à apresentação Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP) e, com isso, ampliando a comercialização.

Além disso, precisam ser registrados no Ministério os estabelecimentos e os produtos familiares rurais e a produção máxima anual de polpas de frutas foi fixada em 80 mil quilos e de 80 mil litros para o suco de fruta, para não fugir do aspecto artesanal.

Como se diferenciar no mercado através de adesivos para suco (rótulo personalizado)

Além de ser um item obrigatório de acordo com a legislação, o rótulo de Kombucha também pode ser utilizado como forma de diferenciação em relação à concorrência, assim como estratégia de comunicação entre a marca e o consumidor. Pesquisas evidenciam a importância do rótulo também como instrumento de propaganda.

E o uso de adesivo personalizado pode ser ideal para a venda da Kombucha. Através da personalização do adesivo é possível que o produto apresente uma exclusividade de identidade visual. Além disso, é possível escolher as cores, os tamanhos e os formatos (corte) ideais para a mensagem que sua marca quer passar para os clientes, além de se diferenciar em relação aos concorrentes. Ou seja, o rótulo de Kombucha traz diferencial para a marca e para o produto.

Qual tipo de rótulo de Kombucha é o mais adequado?

Há diversos tipos de rótulos personalizados diferentes. No caso da Kombucha, que ficará armazenada, idealmente, na geladeira do consumidor, o adequado é buscar uma opção de rótulo mais resistente devido a essas condições de armazenagem.

Assim, o melhor material para o rótulo de Kombucha é o filme BOPP (Polipropileno Biorientado). Por se tratar de um filme, apresenta alta resistência, tanto em relação ao atrito quanto em relação à umidade. O que isso significa? Que a impressão não ficará borrada durante a armazenagem e transporte das garrafas. Com isso, ficará perfeitamente exposta ao consumidor final, além de poder ser refrigerada e ainda assim manter a apresentação totalmente intacta.

Para os rótulos em filme BOPP, há 3 (três) opções:

   • BOPP Branco;

   • BOPP Transparente;

   • BOPP Metalizado.

Agora que você já entendeu como adesivo para suco é fundamental para o cumprimento da legislação, que tal criar um rótulo personalizado para sua marca?

Primeiro passo: é necessário definir a arte do seu adesivo personalizado para o rótulo de suco com muita agilidade, mas que mantenha a qualidade do resultado final.

Segundo passo: escolher uma gráfica com muita experiência no mercado, para que seu rótulo personalizado saia como o planejado.

Assim, seu rótulo personalizado terá qualidade e agregará valor ao seu produto.  E isso tudo você encontra com a PrintCola.

Entre em contato hoje mesmo: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico, inclusive para bebidas artesanais, tais como suco, cachaça, kombucha e licor.

Além disso, temos o melhor custo x com atendimento online para todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?

Escolhendo o seu tipo de vinil ideal para seu adesivo personalizado;

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

receba nossas novidades

Inscreva-se nas nossas newsletters para
receber nossas novidades e promoções.

NEWSLETTER: CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES, OFERTAS EXCLUSIVAS E MUITO MAIS!