A cerveja é a bebida alcóolica queridinha dos brasileiros durante o ano todo. E, é claro que, durante o verão, esse consumo aumenta. Além de ser uma bebida muito popular, ela é geradora de muitos negócios. Para termos uma ideia desta dimensão, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) o ano de 2019 finalizou com mais de 1.000 estabelecimentos produtores instalados legalmente. Além disso, o Brasil já é o terceiro maior fabricante mundial, com 13,3 bilhões de litros produzidos. O Brasil apenas perde para a China (46 bilhões) e para os Estados Unidos (22,1 bilhões). Em termos de faturamento, foi um total de R$ 77 bilhões, equivalente a 2% do PIB e 14% da indústria de transformação nacionais, contribuindo com R$ 25 bilhões em impostos. Ou seja, é um setor com diversos impactos para a economia brasileira. E para entender como potencializar ainda mais as vendas no mercado cervejeiro, no post de hoje vamos falar sobre a importância do rótulo de cerveja e seus impactos nas vendas. Gostou? Vamos lá, então!
Mas você conhece os tipos de cervejas?
Antes de falarmos sobre o rótulo de cerveja, vamos entender melhor os tipos de cervejas existentes, combinado? As cervejas são classificadas de acordo com seu teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação.
Alta fermentação: são aquelas cervejas cujas leveduras ficam em suspensão ao final do processo (que ocorre em temperatura de 15°C a 24°C), gerando um produto com maior intensidade aromática. São também conhecidas como Ale.
Baixa fermentação: são aquelas cervejas expostas a temperaturas entre 8°C e 15°C, e o levedo fica depositado no fundo do tanque ao final do processo. São conhecidas como Lager, sendo os tipos mais conhecidos: Pilsener(Pilsen), Munich, Vienna, Dortmund, Einbeck, Bock e Export.
Rótulo de cerveja: o que pode e o que não pode apresentar de informação
A rotulagem de bebidas é regulamentada principalmente no Decreto nº 6.871/2009, mas há também outras regras específicas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
De maneira geral, podemos dizer que é obrigatório ter no rótulo de cerveja as seguintes informações:
• Nome empresarial e endereço do produtor ou fabricante;
• Número do registro do produto no MAPA;
• Denominação do produto em item distinto e destacado das demais informações do rótulo;
• Marca comercial;
• Lista de ingredientes;
• Advertência sobre a presença direta ou de derivados de ingredientes alergênicos (incluindo o glúten);
• Conteúdo líquido expresso em unidade de medida de volume;
• Graduação alcoólica;
• Identificação do lote;
• Prazo de validade;
• Advertência de que o produto é para maiores de 18 anos;
• Frase de advertência “Evite o Consumo Excessivo de Álcool”.
Além deste grande número de informações obrigatórias para o rótulo de cerveja, a legislação do setor também identifica algumas proibições, tais como:
O rótulo de cerveja não pode conter qualquer informação que suscite dúvida para o consumidor ou que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha a induzir a equívoco, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.
Também é proibido salientar qualidades intrínsecas da categoria cerveja, induzindo o consumidor a erro. Por exemplo, não é possível afirmar no rótulo “esta cerveja não contém colesterol”, pois nenhuma cerveja contém colesterol.
Como se diferenciar no mercado através do rótulo de Cerveja
Além de ser um item obrigatório de acordo com a legislação, o rótulo de cerveja também pode ser utilizado como forma de diferenciação em relação à concorrência, assim como estratégia de comunicação entre a marca e o consumidor. Pesquisas evidenciam a importância do rótulo também como instrumento de propaganda e como influenciadora de compra por parte dos clientes.
E o uso de adesivo personalizado pode ser ideal para a venda de cerveja e o fortalecimento da marca no respectivo mercado. Através da personalização do adesivo é possível que o produto apresente uma exclusividade de identidade visual. Além disso, pode-se escolher as cores, os tamanhos e os formatos (corte) ideais para a mensagem que sua marca quer passar para os clientes, além de se diferenciar em relação aos concorrentes. Ou seja, o rótulo de cerveja traz diferencial para a marca e para o produto.
Qual tipo de rótulo de cerveja é o mais adequado?
Há diversos tipos de rótulos personalizados diferentes. No caso da cerveja, que ficará armazenada, idealmente, na geladeira do consumidor, além de ser muito manuseada durante o próprio consumo, o adequado é buscar uma opção de rótulo mais resistente devido a essas condições de armazenagem e de atrito com as mãos.
Assim, o melhor material para o rótulo de cerveja é o filme BOPP (Polipropileno Biorientado), também conhecido como plástico ecológico. Por se tratar de um filme, apresenta alta resistência, tanto em relação ao atrito do excesso de manuseamento quanto em relação à umidade e à baixa temperatura. O que isso significa, afinal? Que a impressão não ficará borrada durante a armazenagem, transporte e consumo. Com isso, ficará perfeitamente exposta ao consumidor final, além de poder ser refrigerada e ainda assim manter a apresentação totalmente intacta. Além disso, o BOPP é o material recomendado para estar em contato com alimentos e bebidas, pois não representa risco à saúde ou segurança, quando empregado de maneira adequada.
Para os rótulos em filme BOPP, há 3 (três) opções:
• BOPP Branco;
• BOPP Transparente;
• BOPP Metalizado.
Como faço para criar hoje mesmo um rótulo de cerveja?
Agora que você já entendeu como o rótulo de cerveja é fundamental para o aumento das suas vendas, que tal criar um adesivo personalizado para sua marca?
Primeiro passo: é necessário definir a arte do seu adesivo personalizado para o rótulo de cerveja com muita agilidade, mas que mantenha a qualidade do resultado final.
Segundo passo: escolher uma gráfica com muita experiência no mercado cervejeiro, para que seu rótulo personalizado saia como o planejado.
Preços de rótulo de cerveja
Os preços para a criação de rótulo de cerveja são muito acessíveis para os pequenos empresários do mercado cervejeiro. Em relação aos valores: um rótulo personalizado de cerveja custa, em média pelo metro quadrado, entre R$28,00 e R$33,00. Sobre os prazos: para a confecção de adesivos personalizados para cerveja são 10 (dez) dias úteis (no máximo).
E o que você está esperando para fazer hoje mesmo o rótulo de cerveja e ver suas vendas e os seus lucros aumentarem? Converse agora com quem entende deste assunto e está presente no mercado há mais de 30 anos! A Printcola é especializada na produção de adesivo personalizado, rótulos e na comercialização de ribbons. E tudo isso é oferecido de maneira online para seus clientes, para proporcionar conforto, qualidade e rapidez. Veja como fazer um pedido ou fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e tire suas dúvidas. E depois nos conte como seus lucros aumentaram!