Rótulo de cachaça: Qual a importância do rótulo personalizado para aumentar as vendas?

Rótulo de cachaça: Qual a importância do rótulo personalizado para aumentar as vendas?

O mercado de cachaça artesanal tem crescido muito nos últimos anos, tanto pelo aumento do consumo interno como devido à exportação de algumas marcas.

E muitos alambiques estão criando ações para padronizar e profissionalizar ainda mais suas cachaças, não apenas em relação ao sabor e a outras características, mas também em relação à embalagem e ao rótulo.

E para entender como diferenciar o produto em um mercado com uma concorrência cada vez maior, no post de hoje será explicado o que é cachaça, alguns números sobre o mercado em expansão, além de formas como diferenciar o rótulo personalizado para aumentar as vendas.

Mercado de cachaça artesanal em expansão

De acordo com o Jornal da Paraíba, a demanda crescente e contínua por cachaças de alta qualidade, orgânicas e diferenciados faz com que essa produção esteja entre os empreendimentos agrícolas mais lucrativos e promissores.

Porém, para aproveitar toda esta tendência de expansão do mercado, é necessário que o produtor tenha domínio sobre as técnicas de produção da cachaça de qualidade.

Além disso, é preciso entender que esse mercado se divide nos segmentos populares e premium. O maior consumo de cachaça encontra-se nas classes C e D, referindo-se às aguardentes industriais, produzidas nas grandes empresas que comercializam a bebida com embalagens e preços populares.

Mas os números do mercado de cachaça são ainda mais impressionantes, tais como (fonte: ExpoCachaça):

   • São 30.000 produtores no Brasil;

  • 51 bilhões de reais é a contribuição do Brasil no mercado de bebidas alcoólicas;

  • Cerca de 6,9 litros de cachaça são consumidos no Brasil por cada brasileiro ao ano;

  • 7,5 bilhões é o que a cadeia produtiva da cachaça movimenta anualmente no Brasil;

  • 98% dos produtores de cachaça no Brasil são pequenos e médios produtores;

A cachaça é um produto artesanal e está dentro da tendência de bebidas artesanais que ocorre, atualmente, nos Estados Unidos e Europa, com o crescimento das pequenas destilarias e pequenas cervejarias artesanais.

Cachaça e aguardente: bebidas diferentes

O MAPA explica que, pelo Decreto nº 6.871/2009, cachaça é definida como denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro (≤ 6g/L de açúcar).

Já aguardente é a bebida com graduação alcoólica de trinta e oito a cinquenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida do rebaixamento do teor alcoólico do destilado alcoólico simples ou pela destilação do mosto fermentado.

Mas, afinal, qual é a diferença entre as duas bebidas? O Portal Mapa da Cachaça explica que, como vimos, a cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48%, sendo obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar.

Assim, caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação genérica de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar.

Resumindo: toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Rótulo de cachaça: o que o empresário precisa saber?

Quantas vezes as pessoas acabam comprando um produto por que a embalagem chamou a atenção? Uma pesquisa realizada pela MeadWestvaco denominada Packaging Matters indicou que cerca de 79% das pessoas experimentam um produto devido a embalagem. Isso indica que a embalagem, assim como o rótulo, podem ser um fator fundamental no momento de decisão de compra pelo consumidor (fonte: Cachaça Gestor).

Principais desafios no rótulo de cachaça artesanal

De acordo com o Portal Site da Cachaça, entre os problemas mais comuns encontrados nos rótulos das garrafas de cachaça estão:

  • a falta de endereço do fabricante e do envasilhador/ envasador ou engarrafador;

  • os erros de tipologia na denominação e de composição química;

  • a falta de advertência quanto ao consumo excessivo;

   • e a idade mínima de 18 anos;

  • dentre outros.

Por isso, a criação de um rótulo deve considerar os aspectos exigidos pela legislação.

A importância da padronização

Portal Cachaça Gestor explica que a padronização consiste em igualar todo seu lote ou safra nas mesmas características químicas e sensoriais (GL, cor, aromas e sabores) para a comercialização.

Este processo é baseado na normatização do padrão de qualidade da bebida. Ele é importante para quem deseja regulamentar o alambique, pois garante a qualidade e a segurança  da bebida para o consumidor.

A importância do rótulo de cachaça

Quando o assunto é a embalagem e o rótulo de cachaça, é fundamental que eles sejam atrativos e informativos para o consumidor.

Para além disso, também é necessário que eles estejam de acordo com a legislação da cachaça.

Para saber mais sobre os requisitos técnicos de rótulo de cachaça, há a Instrução Normativa 13/2005 com mais informações.

Se você produz cachaça artesanal e quer aumentar as suas vendas, que tal tirar a ideia de um rótulo personalizado do papel hoje mesmo e profissionalizar ainda mais seus produtos?

Para você não ter surpresas negativas, é fundamental escolher uma gráfica com uma equipe especializada e equipamentos modernos.

Assim, seu rótulo de cachaça personalizado terá qualidade e agregará valor ao seu produto.  E isso tudo você encontra com a PrintCola.

Entre em contato hoje mesmo com a PrintCola: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico, inclusive para bebidas artesanais, tais como cachaça e licor.

Além disso, temos o melhor custo x com atendimento online para todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?

Adesivo para Kombucha;

Escolhendo o seu tipo de vinil ideal para seu adesivo personalizado;

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

receba nossas novidades

Inscreva-se nas nossas newsletters para
receber nossas novidades e promoções.

NEWSLETTER: CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES, OFERTAS EXCLUSIVAS E MUITO MAIS!