O aumento do empreendedorismo durante a pandemia

O aumento do empreendedorismo durante a pandemia

A pandemia, certamente mudou a maneira com que o mundo passou a lidar com os negócios. Em diversos lugares, empresas foram fechadas, assim como trabalhadores perderam seus empregos. No Brasil, este cenário não foi diferente.

Assim, em meio ao desemprego e à queda de renda, muitos viram o empreendedorismo como uma alternativa. Porém, para se ter sucesso no empreendedorismo, é necessário criatividade e inovação.

Por isso, no post de hoje vamos entender o contexto do empreendedorismo brasileiro durante a pandemia, assim como avaliar como os rótulos personalizados e as embalagens podem ser um grande diferencial para os negócios e para as vendas.

Contexto do empreendedorismo no Brasil durante a pandemia

De acordo com a revista Veja, o desemprego cresceu muito durante a pandemia. A taxa de desocupação medida pelo IBGE chegou à marca de 14,4% em outubro de 2020, por exemplo. Em contrapartida, o número de empreendedores cresceu. Uma das explicações, como já foi visto, foi a necessidade de encontrar formas alternativas de renda.  

Para termos ideia de alguns números: entre janeiro a setembro de 2020, a quantidade de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil cresceu 14,8%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, totalizando 10,9 milhões de registros (fonte: Diário do Comércio).

É um bom momento para empreender?

Certamente. Momentos de crise podem ser excelentes oportunidades de negócios. De acordo com o Portal G1, empreender durante a pandemia significa superar desafios, aproveitar oportunidades oferecidas pelo mercado, colocar novas ideias em prática, assim como fazer a diferença com seus produtos e serviços para o público consumidor.

Ou seja, inovação pode ser uma forma de diferenciação e, com isso, garantir uma excelente receita. O Portal R7 indica que, conforme uma pesquisa do Sebrae, 4 em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovaram durante a pandemia ao longo do ano de 2020. Para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio. Além disso, 11% dos empreendedores registraram aumento de faturamento em relação a 2019.

O poder dos rótulos e embalagens para a diferenciação

É importante lembrar que a primeira impressão é a que fica. Por isso, personalizar rótulos e etiquetas do seu produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação à sua marca.

Assim, as etiquetas e os rótulos personalizados podem ser utilizados, de maneira estratégica, para despertar atenção do potencial cliente e se diferenciar em relação à concorrência.

Porém, a estratégia de investir em etiquetas e rótulos personalizados para agregar valor ao produto precisa estar integrada a um planejamento de marketing mais amplo, no qual fica claro quais são os principais diferenciais da marca. Um rótulo personalizado não melhora apenas a imagem do produto em si, mas a da marca como um todo.

O impacto dos rótulos e embalagens nas vendas

Obviamente que esse investimento da criação de etiquetas e rótulos personalizados, desde que esteja integrado a uma estratégia mais ampla de Marketing, trará impactos positivos para o negócio como um todo. Ou seja, aumentará as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa.

Uma pesquisa trouxe diversos insights valiosos sobre o impacto de embalagens e rótulos:

42% dos consumidores já usaram um produto com maior frequência porque gostaram da embalagem;

65% dos consumidores resolveram experimentar um novo produto porque a embalagem chamou atenção;

74% afirmaram que um rótulo com informações corretas e precisas aumentam a confiança na empresa.

Como os rótulos adesivos personalizados contribuem para um melhor posicionamento da marca? O posicionamento de marca precisa se materializar em rótulos adesivos personalizados que transmitam uma mensagem para os consumidores e contribuam para uma experiência de consumo positiva. E planejar rótulos adesivos personalizados não significa apenas pensar nas cores.

Os rótulos adesivos personalizados precisam fazer parte da experiência de compra. Assim, também é necessário pensar no material que será utilizado, assim como a qualidade da impressão do rótulo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca.

Desta forma, os rótulos adesivos personalizados precisam cumprir três funções:

Informar ao consumidor;

Seguir a legislação para o segmento;

Gerar posicionamento para a marca.

Na prática, muitas empresas (principalmente os MEIs e os pequenos negócios), por não terem estratégias bem definidas de branding, os seus rótulos adesivos acabam cumprindo apenas as duas primeiras funções. E qual o problema disso? Perder uma grande oportunidade de utilizar os rótulos adesivos de maneira muito mais estratégica e, com isso, gerar aumento das vendas, aumento da receita e, obviamente, um crescimento dos lucros.

Quais são os tipos de produtos podem se beneficiar de um rótulo adesivo personalizado dentro de uma estratégia de branding e de posicionamento? Vários. Vamos ver alguns exemplos?

Antepastos;

Bolos de pote;

Cachaça;

Cerveja artesanal;

Cosméticos;

Kombucha;

Embutidos;

Licor;

Mel;

Sucos;

Geleias;

Óleos;

Pão artesanal;

Queijos;

E muito mais!

Por isso, se você começou a empreender em um destes segmentos, ou já empreende há algum tempo, que tal agregar valor aos seus produtos com nossos rótulos e embalagens personalizadas? Entre em contato hoje mesmo com a PrintCola: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico com impressão digital.

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