Etiqueta térmica para e-commerce: a importância da embalagem para vender mais

Etiqueta térmica para e-commerce: a importância da embalagem para vender mais

Cada vez mais os clientes estão com maior exigência. Por isso, muitas empresas têm se preocupado com toda a experiência de compra. No caso do e-commerce, diversas etapas impactam na experiência do cliente, inclusive a questão da embalagem no momento da entrega.

É importante lembrar que todas as escolhas relativas às embalagens usadas por uma empresa passam uma mensagem para os clientes. Isso envolve a escolha do material, a escolha das cores, a tipografia, dentre outros aspectos.

Além disso, quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto e embalagem transmitem, maior a tendência de o cliente tornar-se fidelizado.

No post de hoje vamos entender o papel estratégico das embalagens e compreender a importância da etiqueta térmica para e-commerce.  Vamos lá?!

O papel estratégico das embalagens

Antes de explicar a importância da etiqueta térmica para e-commerce, é fundamental entender mais acerca do papel estratégico da embalagem.

No início do e-commerce, o papel da embalagem era basicamente fazer parte do processo logístico da empresa. Ou seja, tinha o objetivo de garantir que o produto chegasse até o cliente em perfeito estado.

Porém, com a mudança do perfil dos consumidores, as embalagens ganharam um novo sentido e passaram a fazer parte das estratégias de Marketing de diversas empresas, inclusive no e-commerce.

Assim, as embalagens no e-commerce são extremamente importantes. Além do seu papel inicial de garantir a integridade dos produtos contra danos, as embalagens são também uma maneira de conquistar o cliente. Por meio delas é possível demonstrar que a empresa tem cuidado com os produtos e realiza um trabalho profissional, com atenção aos mínimos detalhes.

Desta forma, a embalagem para o e-commerce pode contribuir para:

  • Surpreender o cliente;
  • Ser um diferencial da marca;
  • Reforçar a identidade visual da empresa;
  • Fidelizar o cliente;
  • Aumentar o número de vendas.

Quais aspectos levar em consideração no momento da escolha da embalagem? Entender as características dos produtos é o primeiro passo para escolher a embalagem ideal.

Para isso, é importante levar em consideração algumas características acerca do produto, tais como:

  • Tamanho;
  • Peso;
  • Fragilidade;
  • Perecidade;
  • Temperatura ideal.

Qual é a melhor embalagem para o e-commerce?

Obviamente que a melhor embalagem para ser usado por uma loja virtual é aquela que irá proteger o produto, não é mesmo? Porém, há outras variáveis importantes que precisam ser levadas em consideração.

De acordo com a NuvemShop, as embalagens mais comuns usadas no e-commerce são:

  • Caixas de papelão: é uma opção bem versátil,  pois transporta quase tudo em diversos tamanhos. Além disso, elas ocupam pouco espaço e são fáceis de montar.
  • Envelopes em papel Kraft: O papel Kraft possibilita criar embalagens com muitas resistências diferentes. Em geral, os envelopes já vêm com uma fita colante e podem ser utilizados para embalar livros, bijuterias, pequenas peças de roupa, dentre outros produtos. Além disso, esse tipo de embalagem também pode receber uma camada adicional de plástico-bolha para produtos mais frágeis.
  • Envelopes plásticos de segurança: Esses tipos de envelopes são bem práticos e podem ser armazenados facilmente. Eles são mais indicados para uma grande variedade de produtos e são mais resistentes que as embalagens Kraft.

Porém, independentemente da embalagem, é fundamental que ela tenha uma etiqueta térmica para identificação de algumas informações essenciais (abordaremos mais sobre este tema a seguir).

A importância de uma embalagem personalizada

Mas será que uma embalagem personalizada é importante do ponto de vista do cliente? De acordo com o Portal E-commerce Brasil, 49% dos compradores online com idade entre 18 e 29 anos afirmaram que ficam mais animados ao receber suas compras em embalagens com a marca do produto ou pacotes que se assemelham a um presente, ou seja, uma embalagem personalizada.

Já entre o público de 30 a 44 anos, este índice é de 37%; seguido de 29% para compradores de 30 a 44 anos; 29% no caso do público de 45 a 60 anos e 15% dentre os compradores com mais de 60 anos. Assim, para grande parcela dos clientes, a embalagem personalizada impacta sim na sua percepção.

 

E o que pode ser inserido na embalagem para uma melhor personalização?

  • Logo da sua marca;
  • Telefones;
  • Endereços;
  • Etiqueta térmica.

Etiqueta térmica: uma opção inteligente para o seu e-commerce

Depois de definir a embalagem personalizada ideal para o seu negócio, é necessário pensar na identificação. E uma opção inteligente e que agrega valor à sua marca é o uso de etiqueta térmica para e-commerce.

O que é etiqueta térmica para o e-commerce?

Antes de falar de etiqueta térmica, é importante entender o que é etiqueta de frete.  A etiqueta de frete é utilizada pelas transportadoras para identificar os volumes transportados. Nela consta o nome e endereço do destinatário, assim como as informações do remetente. Essas informações são fundamentais para que a mercadoria chegue ao endereço final com segurança.

Porém, é importante lembrar que a etiqueta de frete não dispensa a nota fiscal. Assim, é necessário saber que as transportadoras não aceitam volumes que não estão acompanhados com a nota fiscal. No geral, a nota fiscal é dobrada, inserida em um pequeno saco plástico e colados na embalagem ao lado da etiqueta de envio.

E a etiqueta térmica para e-commerce? As etiquetas térmicas são caracterizadas por não precisarem de tinta consumível, ou seja, o material é tratado para que, ao passar pela cabeça de impressão, sobre aquecimento, escureça e, assim, obtenha a impressão.

Existem diversos benefícios em relação ao uso das etiquetas térmicas, tais como:

  • qualidade de impressão;
  • colagem;
  • adesivo totalmente atóxico, que utiliza água como solvente;
  • excelente custo x benefício.

 Além disso, é possível padronizar o tamanho para o registro de todas as informações necessárias, elas podem ser encomendadas em uma gráfica, para manter a qualidade e não impactar, negativamente, na experiência do cliente até o momento da chegada do produto.

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