Já explicamos em diversos posts sobre a importância do rótulo personalizado para o negócio e para o aumento das vendas. Porém, além de muita criatividade e da exigência de cumprimento de normas legais para cada rótulo de produto, há diversas questões técnicas de impressão bem específicas que são fundamentais serem levadas em consideração no momento da criação da arte, dentre elas o papel da cor branca.
Pois é… a cor branca tem um papel fundamental na impressão digital, principalmente para os adesivos personalizados transparentes e metalizados. Não sabia? Não se preocupe… no post de hoje vamos entender a importância do branco na impressão digital, assim como garantir uma impressão perfeita dos seus rótulos personalizados, seja para cerveja artesanal, kombucha, cachaça, cosméticos e muito mais.
Perfil de cor: você sabe o que significa?
Antes de entendermos a importância do branco na impressão digital, é fundamental entender o conceito de perfil de cor.
Provavelmente você já deve ter passado pela experiência da impressão de algum material ter a cor um pouco diferente daquela que é visualizada no monitor, não é mesmo?!
Isso acontece porque a maior parte dos dispositivos digitais possui maneiras diferentes de realizar a interpretação das cores. Por exemplo, o monitor utiliza o sistema de cores RGB (R Vermelho, G Verde, B Azul), enquanto impressão na gráfica trabalha com o sistema CMYK (em português: C Ciano, M Magenta, Y Amarelo e K Preto).
E isso pode impactar nos resultados da impressão e essa distinção nas cores impressas e visualizadas no monitor.
Por isso a importância do perfil de cor: ele evita as diferenças de tons, realizando uma análise nas configurações das cores.
Assim, o perfil de cor ajusta os tons no perfil RGB. Com esse processo finalizado e o arquivo já 100% adaptado e ajustado, o resultado impresso tende a ser extremamente próximo ao tom visualizado no monitor.
Ou seja, a instalação de um perfil de cor proporciona cores mais fiéis na impressão de rótulos e adesivos.
Etiquetas e rótulos personalizados metalizados e transparentes: a importância do calço
Agora que você já sabe a importância do perfil de cor para impressão com cores fiéis, vamos entender a importância do branco, principalmente para a impressão de etiquetas e rótulos personalizados em materiais diferentes, tais como os metalizados e transparentes.
Por isso, é preciso entender o que é calço. O calço é uma base sólida para ser aplicada alguma impressão “por cima” com o intuito de garantir a fidelidade da cor original. Muitas vezes o branco é utilizado como calço.
O calço branco nas etiquetas e rótulos personalizados metalizados
Esse calço é uma impressão na cor branca, que é aplicada diretamente sobre o papel metalizado.
Como funciona? O calço branco é utilizado para criar uma base branca para receber a impressão da arte CMYK. Ou seja, a arte não será impressa diretamente sobre o metalizado (pois isso implicaria na distorção das cores).
Assim, nas áreas onde for aplicado o calço branco, o brilho metalizado não aparece e também não há variação de cor causada pelo efeito metálico.
Todas as áreas representadas pelo calço branco ficarão opacas (não irão brilhar) gerando um efeito final do adesivo personalizado muito bonito e sofisticado.
Um último lembrete sobre adesivos personalizados metalizados: as cores aplicadas diretamente sobre o papel metalizado podem sofrer alteração devido ao brilho, não obtendo o mesmo resultado que no papel supremo. Já as áreas com o calço branco são mais fiéis as cores originais.
Etiqueta personalizada transparente e o calço branco
No caso da etiqueta personalizada transparente, o calço branco também exerce uma função fundamental.
O material transparente recebe um calço branco. Desta forma, as áreas do produto podem ficar mais destacadas para, então, receber as cores da paleta CMYK.
Para a impressão de etiquetas personalizadas transparentes é necessário:
• arte gráfica;
• arquivo com a máscara (indicando quais partes da arte não devem ficam transparentes).
Ou seja, o calço branco ajuda a realçar algum texto ou arte no vinil transparente, tornando-o fiel ao projeto visualizado no monitor.
Não se esqueça: envie o arquivo em PDF para a gráfica
Para não ter surpresas, não esqueça de enviar o arquivo finalizado em PDF para a impressão.
Na hora de gerar o arquivo, é preciso ter atenção em relação aos seguintes aspectos:
• Arquivo em 300 dpi;
• Cores em CMYK;
• Com sangria;
• Marcas de corte;
• Escalas;
• Converter as fontes em curvas ou incorporar as fontes.
Por fim, a escolha da gráfica também é fundamental para que seu rótulo personalizado saia exatamente como o planejado na fase de criação. Para isso, conte com toda a experiência da PrintCola.
Gostou de saber mais sobre a importância do branco na impressão de rótulos e adesivos personalizados?
E para você continuar tendo inúmeras ideias para aumentar a rentabilidade do seu negócio com a ajuda da PrintCola, veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:
Guia Completo dos termos gráficos para impressão;
A importância de personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor aos produtos;