Como utilizar banners para melhorar a comunicação interna na sua empresa

Como utilizar banners para melhorar a comunicação interna na sua empresa

Nos nossos posts, sempre salientamos a importância de fidelizar os clientes, de conquistar novos, de criar estratégias para se diferencias dos concorrentes. E tudo isso utilizando estratégias relacionadas com o marketing digital (por exemplo, aplicado ao e-commerce) e/ou a criação de peças gráficas (rótulos personalizados, por exemplos) com alta qualidade para os seus produtos.

Entretanto, no post de hoje vamos falar sobre um tema diferente: a comunicação interna. Muitas vezes, devido à rotina intensa, as organizações acabam se descuidando e deixam a “própria casa” mais desorganizada e sem estratégia.

Por isso, vamos entender o que é comunicação interna e ver como a utilização de banners pode ser uma excelente ação para tornar ainda mais clara essa comunicação.

Gostou, vamos lá, então!

O que é comunicação interna?

De acordo com o Portal Sambatech, a comunicação interna pode ser entendida como um conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização.

Além disso, ela pode se apresentar de duas formas distintas:

   • vertical : ou seja, dos setores da alta liderança para o restante das equipes ou no sentido oposto (de baixo para cima);

   • horizontal: entre os colaboradores que atuam em um mesmo nível.

Independentemente da forma, ela é essencial para garantir o alinhamento entre a equipe e as crenças organizacionais.

Assim, a comunicação interna é fundamental para garantir que os colaboradores estejam alinhados. Esse alinhamento não é só em relação ao discurso oficial da organização, mas também aos objetivos que ela pretende atingir, tais como:

   • crescimento;

   • desenvolvimento de projetos;

   • dentre outros.

Para entender a importância da comunicação interna nos mais diversos cenários e contextos, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) do final de 2020, foi revelado que a Comunicação Interna (83%), seguido pela Gestão de Crises e Riscos (71%) e Eventos (70%) são os processos que estão sendo mais impactados com a pandemia dentro das organizações.

Não confundir informar com comunicar

Um outro erro comum nas empresas é a confusão entre informar e comunicar. De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), o “informar” é um processo de transmissão de conteúdo puro e simples.

Já o “comunicar” é um processo muito mais complexo pelo qual se pretende dar sentido a uma realidade. Ou seja, comunicar está relacionado com a informação ser compreendida e interpretada pelo colaborador, levando-o a uma mudança de atitude e de percepção.

Assim, para que a comunicação interna atinja, verdadeiramente, os seus objetivos e não seja apenas um processo informativo com pouco sentido, a comunicação deve considerar que a mensagem possa ser interpretada de acordo com cada receptor, suas experiências e vivências.

Por que criar uma estratégia de comunicação interna assertiva?

Por diversos motivos, tais como:

   • Retenção de talentos;

   • Melhoria da sinergia;

   • Aumento da motivação;

   • Construção de alianças;

   • Fortalecimento do espírito de pertencimento;

   • Dentre outros fatores.

O uso de banners na comunicação interna das empresas

Como vimos, manter uma boa comunicação interna na empresa é fundamental para estreitar o relacionamento com e entre os colaboradores.

Por isso, é importante transmitir:

   • as mensagens da empresa;

   • os seus valores;

   • benefícios;

   • ter uma rede organizada de comunicados informativos;

   • dentre outros.

Neste contexto, os banners podem ser uma ótima opção para comunicação interna, por alguns motivos:

   • Essas peças gráficas chamam a atenção, captando a atenção do público;

   • São bem eficientes para promoverem diversos tipos de comunicação e serviços.

Assim, o uso de banners na comunicação interna pode ajudar na divulgação de campanhas internas, incentivo para a participação dos funcionários e divulgação de metas e de valores da empresa.

Como utilizar os banners

Devido aos diversos tamanhos, é possível usá-los em diferentes contextos e objetivos. Porém, sempre é fundamental fixá-los em locais estratégicos dentro da organização e, de preferência, em pontos de grande alcance visual.

Os principais tipos de banners em relação ao tamanho são:

   • Minibanner: é um banner de tamanho menor. No geral, com largura de 20 cm, enquanto o comprimento pode ser entre 30cm a 90cm. O objetivo do minibanner é realizar a comunicação de maneira mais discreta, sendo ideal para espaços internos.  

   • Banner tradicional: já o banner tradicional tem, em média, 1m². Sua impressão pode ser 1mx1m ou 0,80mx1m. No geral eles são usados em área externa, mas também podem ser utilizados internamente. Em qualquer uma das situações, devido às suas dimensões maiores, é preciso ter cuidado em relação ao local onde ele irá ficar para não gerar excessos, ou seja, poluição visual.

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