Você já percebeu como as cores podem gerar sensações diferentes? Por exemplo, se você está em um ambiente com cores fortes e alegres, como o amarelo, provavelmente você irá se sentir com mais energia e mais disposição, não é mesmo?
Em compensação, se você está em um lugar com um tom muito claro, como o branco, ou os tons pasteis, certamente outros sentimentos serão despertados.
É isso, e muito mais, que tenta explicar a Psicologia das Cores. E para entender o significado de cada cor e como fazer a escolha certa para o seu rótulo personalizado, vamos explorar este tema no post de hoje.
Ficou curioso? Vamos lá, então!
Entenda o que é a Psicologia das Cores
Antes de entendermos sobre a escolha da cor certa para o rótulo de um produto, é importante conhecer mais sobre a Psicologia das Cores. Você já ouviu falar neste conceito?
A Psicologia das Cores é um estudo que analisa a maneira como o cérebro humano se comporta diante de informações captadas visualmente.
Obviamente que a maneira como as informações são recebidas e compreendidas pelo cérebro varia entre as pessoas. Neste sentido, a Psicologia das Cores não pode ser entendida como uma técnica exata. Porém, conhecer e entender mais sobre a Psicologia das Cores, dentro do âmbito do marketing, ajuda a potencializar os impactos desejados pela marca e, especificamente, em relação ao rótulo personalizado.
Significados das cores: o que preciso saber antes de escolher a cor certa para o meu rótulo personalizado?
Escolher a cor (ou as cores) certas pode ajudar eu negócio de duas formas: em primeiro lugar, despertar a curiosidade em seus consumidores. Para além disso, a escolha certa de um adesivo personalizado faz com que seu produto tenha uma vantagem em relação aos concorrentes. Mas… qual é a cor certa? Não existe a cor certa, mas a cor que transmite determinadas mensagens. Por isso, vamos conhecer mais o significado das cores.
O significado das cores
Amarelo: cor que estimula o otimismo e ajuda a concentrar a atenção nos detalhes. Por isso, pode ser uma boa opção para destacar detalhes importantes. Além disso, a cor amarela também transmite o sentimento relacionado com criatividade. Porém, de acordo com a tonalidade e seu uso, pode transmitir a ideia de doença.
Azul: essa cor inspira calma, segurança, confiança, sucesso e liderança. Quando o azul está em tons mais claros, gera uma sensação de frescor e pureza. Já em tons mais escuros, a cor azul transmite poder e segurança. Além disso, a cor azul está também ligada a sentimentos como a fé, espiritualidade, limpeza e frio.
Branco: o branco transmite paz, sabedoria, futuro e pureza. Além disso, a cor branca também representa o novo e limpeza.
Laranja: ao mesmo tempo vibrante e equilibrada, a cor laranja transmite um sentimento de amigável, criatividade, alegria e de confiança. Além disso, a cor laranja estimula a energia. A cor laranja também remete à juventude, entusiasmo, vibração, humor, calor, dentre outros sentimentos.
Marrom: o marrom transmite seriedade e sofisticação, pois é uma cor sóbria que consegue transmitir confiança. Além disso, a cor marrom também remete a ambientes naturais e à terra.
Preto: transmite imponência, elegância, seriedade, mistério e poder. Porém, ela também pode transmitir tristeza, pois está ligada no ocidente à cor do luto.
Roxo: identificada com a cor que representa sucesso, sabedoria e nobreza. Além disso, a cor roxa (e as demais cores derivadas, como o violeta) transmite mistério, e sensualidade. O roxo também está ligado à espiritualidade, paz, concentração e respeito.
Verde: expressa estabilidade e pode ter um efeito calmante, pois relacionamos com a natureza. Por isso, muitas vezes a cor verde é associada a produtos naturais que transmitem saúde, tranquilidade e cuidado ambiental. O verde pode transmitir harmonia, equilíbrio, saúde e frescor.
Vermelho: cor da intensidade, que apaixona e emociona, remete também à impulsividade. Assim, a cor vermelha é apelativa e transmite a ideia de urgência, assim como sensações como energia, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, dentre outras. Já no sentido negativo, pode transmitir o sentimento de guerra e violência.
Como escolher a cor certa para o seu rótulo personalizado?
Calma, não há uma única resposta certeira. A escolha da cor certa para o rótulo personalizado depende de diversos fatores.
Para ajudar a sua marca, criamos aqui algumas perguntas que precisam ser respondidas antes de definir a cor certa para a etiqueta adesiva personalizada do seu produto.
Pergunta 1: Qual é o produto?
Pergunta 2: Quem é o público-alvo?
Pergunta 3: Qual é a mensagem que minha marca quer transmitir?
Depois de responder a essas perguntas, você pode seguir nossas sugestões para você se inspirar:
Por exemplo, se é um rótulo personalizado para alimentos, pode-se usar cores quentes como o vermelho, laranja ou o amarelo. Porém, caso seja orgânico e você queira enfatizar a ideia de natural, o verde ou marrom podem ser escolhas certeiras.
Se seu rótulo personalizado é para cosméticos, o roxo ou o azul podem ser excelentes apostas.
Lembre-se: a aparência do rótulo de extrema importância na hora de ser notado na prateleira. Por isso, os rótulos devem ser atraentes, feitos de materiais e acabamentos de alta qualidade.
Assim, a escolha da gráfica também é fundamental para que seu rótulo personalizado saia exatamente como o planejado. Para isso, conte com toda a experiência da PrintCola.
Então, gostou de saber mais sobre a Psicologia das Cores e como a escolha da cor certa para o seu rótulo personalizado pode ajudar a sua empresa a vender mais? E que tal continuar com a gente? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog: