Sabemos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! Ou, ao menos, é esta primeira impressão que traz o maior impacto inicial.
E quando falamos em projetos gráficos como, por exemplo rótulos adesivos personalizados, etiquetas, dentre outros, sabemos que um visual marcante pode trazer grandes impactos, principalmente para a diferenciação em relação à concorrência e para chamar atenção do consumidor.
Dentre estes elementos, a tipografia para os rótulos tem um papel fundamental para a construção de branding. Além disso, a utilização das cores (e das diversas combinações) podem ter um papel fundamental nesta construção da marca também.
Para te ajudar a uma aplicação perfeita para o seu adesivo vinil ou outros tipos de etiquetas, no post de hoje vamos entender mais como funciona a psicologia das cores e ver como escolher as combinações perfeitas para o seu projeto gráfico como, por exemplo, rótulos personalizados.
O que é a psicologia das cores?
Fizemos aqui um outro post bem bacana sobre este assunto: Como escolher as cores certas para o rótulo personalizado do meu produto?. Mas, de maneira resumida, podemos entender que a Psicologia das Cores é um estudo que analisa a maneira como o cérebro humano se comporta diante de informações captadas de maneira visual.
Isso não significa que todas as pessoas vão receber e captar as informações da mesma forma. Neste sentido, a Psicologia das Cores não pode ser entendida como uma técnica exata. Porém, ela ajuda muito a entender o impacto das diferentes cores no consumidor, ou seja, como utilizar as cores no marketing de um produto.
A importância da escolha da paleta de cores
Na hora de apresentar um projeto, a escolha da paleta de cores é essencial. Mas o que é paleta de cores?
Paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas que são utilizadas em harmonia para passar um(a):
• Ideia;
• Sentimento;
• Sensação;
• Identidade visual.
Quando usada de forma correta, a paleta de cores influencia a percepção do consumidor.
Como criar uma paleta de cores para seu projeto?
O primeiro passo para criar uma paleta de cores é entender sobre o círculo cromático. Isaac Newton criou o famoso círculo cromático, também conhecido como o círculo de Newton.
O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, sendo:
• Cores primárias: amarelo, vermelho e azul;
• Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias;
• Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.
Desta forma, o círculo cromático é uma ferramenta muito importante para a criação das tonalidades. Para isso, pode-se fazer diversas combinações baseadas nas Leis da Harmonização:
• Cores complementares: são aquelas que apresentam maior contraste entre si e estão opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.
• Cores análogas: são os tons que estão lado a lado no círculo cromático, como o laranja, o amarelo e o verde.
• Cores complementares decompostas: Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo.
Outras dicas para fazer a combinação de cores
Um conceito importante que é preciso entender no momento da escolha das cores para o respectivo projeto é o de contraste. O contraste é a diferença visível entre uma cor e outra.
Quer um exemplo? Quando escrevemos um texto em letras pretas sobre um fundo branco, ele torna-se totalmente legível porque há um alto contraste entre o preto e o branco. Se o texto for rosa claro, a leitura se tornará comprometida. Entendeu?
Há uma outra dica bastante útil que é a regra 60-30-10. Essa regra é utilizada para criar esquema de cores e dividir as três cores em porcentagens para criar uma harmonia mais equilibrada. Como funciona?
• 60% de uma cor dominante;
• 30% de uma cor secundária;
• 10% de uma cor de acabamento.
O que isso significa? Isso significa que a cor primária vai corresponder a, aproximadamente, 60% do espaço, a cor secundária a 30%, e a cor de acabamento a 10%.
Plataformas para ajudar a escolher a combinação de cores perfeita:
Está pensando em criar um rótulo personalizado para o seu produto, tais como cerveja, cachaça, kombucha, bolos de pote, geleias, dentre outros? Separamos aqui algumas plataformas bem interessantes que podem te ajudar a definir a combinação de cores perfeita para o seu projeto.
Gostou destas dicas para escolher a combinação de cores perfeita para o seu projeto gráfico? E se você está pensando em criar rótulos adesivos para o seu produto, é fundamental encontrar uma gráfica especializada.
Entre em contato agora mesmo com a PrintCola: somos especialistas em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico. Temos o melhor custo x benefício, além de atendermos empresas em todo o Brasil.
E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio:
Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;
Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;
Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;
Descubra a importância do branco na impressão digital;
Adesivo traseiro para vidro de carro: como divulgar sua marca com baixo investimento.