Todas as escolhas relativas às embalagens usadas por uma empresa passam uma mensagem para os clientes. Isso envolve a escolha do material, a escolha das cores, a tipografia, dentre outros elementos. E quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto e embalagem transmitem, maior a probabilidade de fidelização do cliente. O mesmo acontece para o e-commerce.
Por isso, no post de hoje vamos conhecer os números do e-commerce do Brasil e entender a importância da embalagem como forma de fidelizar o seu cliente e aumentar as vendas.
O crescimento do e-commerce no Brasil
Assim como no restante do mundo, o Brasil viu seu comércio eletrônico chegar a outro patamar em 2020. E durante 2021 esse crescimento foi ainda maior.
Por exemplo, após um ano e meio de pandemia, a expansão do e-commerce no Brasil teve números expressivos em 2021, totalizando quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, no último ano, 789 novas lojas online foram criadas por dia no Brasil. O ritmo de crescimento do e-commerce no país desde 2015 chega a uma taxa anual de 23,69% (fonte: Paypal).
Para termos uma ideia destes números, apenas no primeiro semestre de 2021, o e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas, atingindo R$ 53,4 bilhões (o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior).
O resultado semestral do e-commerce no Brasil foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento de 22% no ticket médio (que passou para R$ 534 reais) e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões. Ou seja, as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros. E essa tendência tem aumentado ano após ano.
O papel estratégico das embalagens
De acordo com o Portal E-commerce na Prática, nos primórdios do e-commerce, o papel da embalagem era basicamente fazer parte do processo logístico da empresa. Ou seja, tinha o objetivo de garantir que o produto chegasse até o cliente em perfeito estado.
Porém, nos últimos anos, as embalagens ganharam um novo sentido e passaram a fazer parte das estratégias de Marketing de diversas empresas.
Assim, o Portal E-commerce Brasil explica que as embalagens no e-commerce são extremamente importantes. Além do seu papel inicial de garantir a integridade dos produtos contra danos, avarias e outros problemas que podem ocorrer durante o envio das mercadorias, as embalagens são também uma maneira de cativar o cliente. Por meio delas é possível demonstrar que a empresa tem cuidado com os produtos e realiza um trabalho profissional, com atenção aos mínimos detalhes.
Como funciona a expectativa do consumidor: ao realizar uma compra pela internet, o cliente fica ansioso pela sua chegada, criando inúmeras expectativas.
Assim, quando o pedido chega em sua casa, as embalagens, tanto externa quanto interna, podem proporcionar uma ótima experiência, agregando valor à marca e sendo um canal de marketing offline.
Desta forma, a embalagem para o e-commerce colabora para:
Surpreender o cliente;
Ser um diferencial da marca;
Reforçar a identidade visual da empresa;
Estabelecer uma conexão com o consumidor;
Fidelizar o cliente;
Aumentar o número de vendas.
A embalagem personalizada
E como proporcionar esta experiência diferenciada para o cliente do e-commerce? Por meio de uma embalagem personalizada. Por exemplo, é possível colocar na caixa:
Logo da sua marca;
Telefones;
Endereços.
A importância dos rótulos
Além disso, o Sebrae pontua sobre a obrigatoriedade e importância dos rótulos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que é direito do consumidor ter conhecimento do que está adquirindo.
Assim, é necessário que o fornecedor faça constar nos rótulos e embalagens de seus produtos informações adequadas, claras, com especificações corretas de quantidade, qualidade, composição, bem como dos riscos que podem eventualmente apresentar. E não se pode esquecer: estas mesmas regras valem para o e-commerce.
Além disso, os órgãos fiscalizadores também têm normas próprias que devem ser respeitadas, sempre de acordo com o produto a ser comercializado. Algumas normas de acordo com os produtos:
Desta forma, mais do que cumprir função informativa, essa ferramenta proporciona segurança no manuseio do produto, manutenção de suas propriedades, informações legais sobre sua composição e validade, bem como rastreabilidade do lote de produção.
A experiência do cliente no e-commerce
Você sabia que clientes fiéis são mais consistentes, gastam mais e fazem um marketing boca a boca para seus conhecidos e amigos? Mas daí surge a importante pergunta: como fidelizar os seus clientes?
Uma forma é por meio da experiência do cliente (customer experience). Este conceito está relacionado com todos os contatos que o consumidor tem com uma empresa ao longo da sua jornada, desde a fase da pesquisa de informações no seu site, passando pela entrega do produto e no pós-venda.
Uma empresa de e-commerce que se preocupa com toda esta experiência, inclusive na entrega do produto, tendo uma embalagem diferenciada e com adesivos personalizados com a marca, certamente surpreenderá positivamente o cliente.
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