O processo de comunicação é complexo e isso também é verdade quando o assunto é a comunicação visual das empresas. O Portal Rock Content explica que a comunicação visual é capaz de encantar, engajar e persuadir. Sem imagens, cores, fotos, gráficos e outros tipos de recursos visuais, o marketing perde grande parte da sua força. Ou seja, tudo o que é visual comunica. Cada uma das escolhas determina o que a marca transmite e impacta na forma como o público percebe a sua imagem. Por isso, a comunicação visual deve fazer parte do planejamento das marcas.
Para entender mais sobre o impacto da comunicação visual dentro dos estabelecimentos, no post de hoje vamos entender a importância da comunicação visual para os negócios e ver como usar a sinalização no seu empreendimento de maneira estratégica.
Objetivos da comunicação visual
A comunicação visual faz parte e é essencial para qualquer negócio. É um meio de se transmitir informações por meio de métodos visuais, de maneira clara e concisa que é utilizado principalmente na publicidade, mas não se resume a ela.
A comunicação visual pode ser utilizada para outros objetivos não relacionados com os clientes e o aumento de vendas. Ela pode ser usada também para a comunicação interna. Muitas vezes, devido à rotina intensa, as organizações acabam se descuidando e deixam a “própria casa” mais desorganizada e sem estratégia.
O que é comunicação interna?
De acordo com o Portal Sambatech, a comunicação interna pode ser entendida como um conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização.
Ela é fundamental para garantir que os colaboradores estejam alinhados. Esse alinhamento não é só em relação ao discurso oficial da organização, mas também aos objetivos que ela pretende atingir, tais como:
crescimento;
desenvolvimento de projetos;
dentre outros.
Um outro erro comum nas empresas é a confusão entre informar e comunicar. De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), o “informar” é um processo de transmissão de conteúdo puro e simples.
Já o “comunicar” é um processo muito mais complexo pelo qual se pretende dar sentido a uma realidade. Ou seja, comunicar está relacionado com a informação ser compreendida e interpretada pelas pessoas, levando-as a uma mudança de atitude e de percepção.
Assim, para que a comunicação interna atinja, verdadeiramente, os seus objetivos e não seja apenas um processo informativo com pouco sentido, a comunicação deve considerar que a mensagem possa ser interpretada de acordo com cada receptor, suas experiências e vivências.
A importância da sinalização nos empreendimentos
Seja com o objetivo de atingir o público externo (clientes), seja para impactar o público interno (colaboradores), a sinalização, que é um tipo de comunicação visual, precisa ser usada de maneira mais estratégica.
Sinalização para a publicidade
O Portal Administradores explica que a comunicação visual, quando executada de forma eficiente, promove alinhamento entre a marca e o seu público; aumenta o valor percebido pelo cliente; pode gerar confiança e solidez; pode incentivar as pessoas a procurarem um negócio em detrimento de outro e, obviamente, vender mais.
Por isso, a utilização de sinalizações no empreendimento (tanto na parte externa quanto na interna) pode chamar a atenção para determinados produtos, promoções e muito mais.
Sinalizações de segurança
Quando o objetivo da comunicação interna está relacionado com questões de segurança, é necessário atender à Norma Regulamentadora 26. A função dessa norma é identificar, por exemplo, quais as cores das placas de segurança utilizadas em estabelecimentos ou locais de trabalho, indicar e advertir sobre riscos existentes, identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases, dentre outros. Tudo deve estar dentro das normas técnicas oficiais.
Procedimentos bio sanitários
Com a pandemia do coronavírus e a gradual abertura dos estabelecimentos, houve a necessidade de diversas adequações para a retomada das atividades econômicas.
Dentre essas mudanças, a presença de cartazes e sinalizações tem sido necessária nos empreendimentos. O Sebrae explica que diversos cuidados devem ser tomados para evitar o contágio com o vírus. Um deles é comunicar aos clientes todas essas medidas por meio de cartazes, banners, dentre outros materiais impressos.
Material para as sinalizações externas nos empreendimentos
Agora que já foi possível compreender a importância das sinalizações para os empreendimentos, vamos conhecer algumas opções de materiais.
Adesivos em vinil
O adesivo de vinil é produzido com o material plástico vinil 90g e oferece maior resistência, assim como flexibilidade. Por ser um material impermeável, acaba sendo muito versátil para a impressão de materiais para comunicação visual.
Além disso, está disponível em diversas cores e texturas, oferecendo muitas opções para a criação de materiais de comunicação bem criativos.
Impressão em lona (banner em lona)
A impressão em lona é flexível e adequa-se facilmente a diversos tipos de aplicações para os mais diferentes tipos de negócios. Além disso, pode ser utilizada em painéis front light, back light, outdoor, banner, faixas e muito mais.
Uma outra característica é a durabilidade do material, que é resistente e pode ser impresso com variados tipos de tintas. Além disso, a instalação da lona será rápido e fácil devido a sua maleabilidade.
As lonas podem ser usadas como fachadas, mas também podem ser utilizadas em outdoors para um grande alcance e visibilidade.
Que tal começar o ano de 2022 investindo na sinalização do seu empreendimento? Se você quer um banner ou uma lona impressa (banner em lona) com qualidade e que agregará valor à sua marca, fale com a PrintCola.
Mas entre em contato hoje mesmo: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico com impressão digital. Além disso, temos o melhor custo x com atendimento online para todo o Brasil.
Para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?
Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;
A importância de personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor aos produtos;
Guia Completo dos termos gráficos para impressão;
Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;
Descubra a importância do branco na impressão digital;
Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto