O brasileiro nunca comprou tanto pela internet como no ano de 2020. E esse fenômeno veio para ficar: muitas empresas físicas perceberam essa potencialidade e estão investindo, também, na modalidade virtual.
Se você tem um e-commerce ou quer começar a investir em uma loja virtual, veja nossas dicas no post de hoje como faturar mais com seu e-commerce.
Vamos lá?!
Como foi o e-commerce em 2020?
Assim como no restante do mundo, o Brasil viu seu comércio eletrônico chegar a outro patamar em 2020.
De acordo com oComitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e.net), o e-commerce brasileiroregistrou alta de 53,83% em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano de 2020, o acréscimo foi de 73,88%.
Já dados do levantamento da Mastercard e da Americas Market Intelligence (AMI) indicam que, em 2020, 46% dos brasileiros aumentaram as compras online e 7% compraram na internet pela primeira vez. Grande parte deste fenômeno estimulado pelo isolamento social.
Em relação ao faturamento do e-commerce brasileiro, houve um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Já em relação ao ticket médio, o valor foi de R$452 (fonte: Webshoppers 43).
E os segmentos que tiveram o aumento mais expressivo em relação ao aumento da quantidade de pedidos pelo e-commerce foram:
• Lojas de departamento: 43%;
• Esportivo: 34%;
• Autosserviço: 29%;
• Perfumaria: 23%;
• Roupas e calçados: 22%.
Ou seja, as compras online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros e, certamente, perceberemos este comportamento também ao longo de 2021.
3 dicas para vender mais pelo e-commerce
Veja 3 dicas para quem está começando a vender pelo e-commerce ou já tem uma loja virtual, mas quer aumentar ainda mais o seu faturamento.
Dica 1: Tenha uma marca forte
Investir em branding pode ser um excelente diferencial, inclusive para o e-commerce. Fizemos um post exatamente sobre aimportância do branding: vale a pena dar uma lida.
No e-commerce, definir e fortalecer toda uma identidade visual trará impactos, positivos, para a percepção do cliente sobre sua loja virtual e sua marca. Além disso, traz:
• Aumento da credibilidade;
• Aumento do número de clientes;
• Consolidação da marca.
Ou seja, ter uma marca forte, principalmente em relação à sua identidade visual, certamente irá potencializar o faturamento do seu e-commerce.
Dica 2: Fique de olho na sua taxa de conversão
A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes quando o assunto é vendas através do e-commerce.
Essa taxa é calculada por meio da relação entre o número de visitantes do respectivo site e o número de compras que esses usuários realizam. Quanto mais elevada for essa taxa, melhor é o desempenho do seu negócio.
Para aumentar a sua taxa de conversão, observe os seguintes pontos:
Questões técnicas: A navegabilidade ruim costuma prejudicar bastante o número de conversões do e-commerce brasileiro.
Comunicabilidade: apesar de ser um e-commerce, outro ponto que influencia a percepção de segurança por parte do cliente é ter diversas formas de contato: disponibilize um chat, um telefone e, até mesmo, um contato via WhatsApp para responder eventuais dúvidas dos clientes. É importante destacar a necessidade de agilidade e profissionalismo nesta comunicação.
Prova Social: Ter comentários, reviews e feedbacks dos seus clientes do e-commerce pode trazer resultados fantásticos. Essa validação de outros clientes traz credibilidade para a marca e segurança para o visitante que pode estar indeciso em efetivar a compra. O gatilho da prova social é uma forma muito positiva de persuadir os visitantes no e-commerce. Porém, é importante ser muito transparente com esta ação: mantenha as avaliações positivas e negativas de quem já comprou determinado produto e/ou é cliente da sua loja virtual, pois isso demonstra que a empresa está constantemente melhorando seus processos e suas práticas, assim como uma verdadeira preocupação e respeito com o cliente.
Dica 3: Foque na experiência do cliente
Você sabia que clientes fiéis são mais consistentes, gastam mais e fazem um marketing boca a boca para seus conhecidos e amigos? Pois é… mas como fidelizar os seus clientes?
Uma forma é através da experiência do cliente (customer experience). Este conceito está relacionado com todos os contatos que o consumidor tem com uma empresa ao longo da sua jornada, desde a fase da pesquisa de informações no seu site, passando pela entrega do produto e no pós-venda.
Agora imagine uma empresa de e-commerce que se preocupa com toda esta experiência, inclusive na entrega do produto, através de uma embalagem diferenciada e com adesivos personalizados com a marca? Certamente surpreenderá positivamente o cliente, não é mesmo?!
Que tal você fortalecer a identidade visual do seu negócio, assim como a experiência dos seus clientes, utilizando rótulos personalizados e etiquetas adesivas?
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